Qual canal de atendimento a incorporadora deve investir?

Telefone, chat, e-mail ou até mesmo pessoalmente: descubra que estratégia a incorporadora deve adotar para atender bem os potenciais clientes

Existem muitas formas pela qual os consumidores podem entrar em contato hoje em dia, como chat, telefone, e-mail. Ainda tem quem goste do atendimento pessoal. Essa variedade de opções faz com que as empresas se preocupem com diversas questões como:

Qual canal de atendimento é melhor?  

Qual canal oferecer ao cliente?

É necessário treinar a equipe de vendas para ser especialista em todos os canais de atendimento?

Estarei perdendo chances de vender se deixar de oferecer algum canal?

A incorporadora não pode deixar de perceber que do lado do consumidor também existirão algumas perguntas que vão fazer com que ele escolha por qual meio prefere ser atendido. Lembre-se das suas próprias experiências de compras. Você vai se questionar: gostei de ser atendido por telefone? Ou preferi conversar por meio de chat? Fiquei confortável em deixar os meus dados em um formulário?

Independente do canal que o consumidor escolher, ele sempre vai prezar pela excelência no atendimento. A incorporadora precisa, então, estar preparada para ser boa em todos os canais de contato que oferece.

Descobrindo o canal de atendimento ideal

É importante lembrar que o mercado imobiliário tem uma peculiaridade: os empreendimentos podem ser voltados para um perfil de público diferente. Isso significa que não necessariamente a experiência de atendimento em um empreendimento A seja um sucesso no empreendimento B.

Para descobrir então em qual canal a sua incorporadora deve investir, é preciso pesquisas recorrentes sobre o atendimento, além de acompanhar que perfil de público chega via chat, telefone, e-mail ou vai pessoalmente.

Treinamento para corretores

Com a informação gerada pelas pesquisas com os consumidores, a sua incorporadora consegue preparar um treinamento adequado para que os corretores consigam fazer um bom trabalho, independente do canal de atendimento. Investir na capacitação da sua equipe é essencial para que o potencial cliente tenha confiança em seguir em frente na negociação.

É possível treinar seu time de diversas formas. Algumas delas são:

Convidar especialistas da área de atendimento para realizar palestras ou workshops;
Investir em cursos de atendimento ao cliente;
Incentivar a troca de experiências entre seu próprio time.

Otimizando o atendimento

Para que o atendimento aconteça da melhor forma, aplique os resultados das suas pesquisas com os clientes e as habilidades dos corretores em cada canal. Se pelo histórico da incorporadora, o novo empreendimento tem todo o perfil de que vai receber mais atendimento por chat, concentre seus esforços nesse canal.

Avaliação dos clientes

Por fim, nunca esqueça de pedir a avaliação dos clientes em relação ao atendimento, independente do canal. Ela vai ajudar sua incoporadora a perceber os pontos fortes e quais as necessidades de desenvolvimento do seu time. Dessa forma será possível evoluir os profissionais para serem excelentes no atendimento.

Quais os canais de atendimento da sua incorporadora? Você cuida bem de todos? Como você treina sua equipe para o atendimento? Compartilha com a gente nos comentários!

 

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