Plano de mídia para lançamentos imobiliários: aprenda a construir o seu

Ter um plano de mídia bem elaborado pode ser a diferença entre ter um sucesso de vendas ou um produto parado. Saiba como construir o seu!

Um plano de mídia é um documento que detalha todas as ações de marketing destinadas para a venda de determinado empreendimento imobiliário.

São detalhados os serviços contratados, as mídias programadas, ações promocionais além de itens que podem variar de lançamento a lançamento como a contratação de buffets ou equipe de eventos por exemplo.

Mas para escolher estas ações, alguns pontos precisam ser levantados e ter mais assertividade. Confira alguns destes itens que deverão ajudar você a construir seu plano de mídia:

Qual o objetivo da sua campanha

Se você está trabalhando um lançamento, precisa projetar quantas unidades deverão ser vendidas em determinado tempo. Qual a velocidade de vendas que se deseja no primeiro trimestre, depois no segundo semestre e assim por diante.

Cada campanha possui um objetivo que pode variar de acordo com o estoque do empreendimento. Um condomínio com algumas unidades vendidas às vezes precisa de uma campanha de retomada ou de reaquecimento.

Um empreendimento já entregue, com algumas unidades também pode ter uma campanha para liquidar o estoque. Definir o objetivo é fundamental para começar o plano de mídia.

Análise do mercado e da concorrência

Ter a disposição um estudo de mercado e uma análise da concorrência é outro ponto importante na construção do seu plano de mídia. Fatores externos e a disponibilidade de metragens devem dar velocidade ou não em suas vendas.

Analise o que faz a concorrência e também os seus produtos. Verifique o que há de positivo e negativo nos projetos e fortaleça o que o seu tem de melhor. Estes dados serão os que irão alimentar sua campanha e fornecer subsídios para a agência ou sua equipe de marketing.

Distribua verbas entre canais on e offline

Ações de mídia online já são mais efetivas que as offline, mas ainda é possível tirar bons resultados de ações em placas e panfletos por exemplo. Principalmente se estas ações forem cruzadas e tiverem a mesma identidade e planejamento.

Não existe um percentual ideal, mas é interessante distribuir a verba de marketing entre estes dois tipos de mídia para entender a efetividade de cada uma delas.

Crie um cronograma de ações

Será preciso criar um cronograma de ações para realizar um lançamento de sucesso. Ações como a abertura de um decorado ou a chegada de uma maquete costumam atrair muitos interessados e eles devem estar presentes no cronograma do plano de mídia como ações de pré-lançamento.

Fique de olho no orçamento

Claro que todo plano de mídia precisa contar com o orçamento. A verba de marketing deve estar distribuída de acordo com as ações programadas e deverá ser revista de tempos em tempos para entender se está ou não sendo cumprido o planejamento.

Organize os recursos disponíveis para sua campanha. Faça uma planilha tão detalhada que seja possível verificar as melhores ações e aquelas que podem ser canceladas. Uma campanha efetiva precisa ter começo, meio e fim e o planejamento é a garantia do sucesso.


Até a próxima

Denis Levati

 

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