Leads e Cerveja Artesanal

Ao participar do Conecta Imob 2016 um dos maiores eventos do setor pude comprovar  uma sensação de mudança de patamar na maturidade digital nas incorporadoras e imobiliarias.

Lead era uma palavra que necessitava de explicações de definição prévia e  não fazia parte do dia a dia do mercado. Hoje todos entendem que lead é aquele contato que acabou de entrar no CRM, seja através de uma mídia online ou offline.

Em diversos painéis o lead foi abordado de forma natural juntamente com os jargões já consagrados, ou seja, percebemos que o lead existe e é importante

A discussão do momento gira em torno de qual será  o lead mais qualificado pelo menor preço e neste momento encontramos o novo desafio de conseguir estabelecer métricas que possibilitem esta avaliação de forma mais inteligente do que simplesmente calcular o CPL (custo por lead).

Acho importante introduzir uma nova dimensão e neste ponto a avaliação do mercado de cervejas artesanais pode ajudar

Há pouco tempo cerveja era cerveja com pouca diferenciação entre elas mas hoje existem variados  estilos para todos os gostos :IPA, Weiss, Sauer ,Pilsen,Brown Porter ,Lager , Stouts  etc  tal como diversos veículos de mídia que fornecem leads

Como cada uma das cervejas os leads tem características diferentes entre si  e, cabe julgar a partir do funil de vendas  onde ele se situa e qual o resultado que queremos atingir

Exemplificando  : Um investimento em  mídia em um portal nacional (como UOL, Terra, MSN e Yahoo), Google ou Facebook pode  gerar muitos leads mas uma conversão menor em comparação com um lead gerado por um portal vertical (Vivareal, Zap, Imovelweb, Properati).

Qual seria  o melhor ?

Depende do resultado esperado, o lead do portal nacional esta no topo do funil e funciona muito bem para quem procura além de conversão expandir o reconhecimento da marca  já o lead do portal imobiliário esta no meio para o final do funil pois o lead já esta em um momento diferente de compra na jornada do consumidor, pois ele ja busca por imóveis e deve ter uma taxa de conversão maior.

E se o lead do portal vertical for o dobro do preço  de um originado por rede social ? Faz sentido pagar a mais por ele ? E o retargeting como podemos avaliar ?

Para responder a estas perguntas é muito importante a utilização de ferramentas de CRM  que permitam conhecer a origem da mídia e mensurar os resultados esperados quando da contratação  com uma visão clara de como cada um deles caminhou dentro das etapas de oportunidade desde a sua geração  até a venda.

Através destas métricas e da tecnologia  marketing e vendas trabalharão de forma integrada e convergente  construindo pontes ao invés de levantar muros.

Dessa forma , tal como conseguimos avaliar as diferenças entre as cervejas artesanais, saberemos identificar qual o melhor lead para determinado produto . Saúde!

Por Marcelo Dadian – Diretor na suahouse

 

2 Thoughts to “Leads e Cerveja Artesanal”

  1. Eu o temрo todo costumava ler post noѕ jornais
    notícias mаѕ agora cоmo eu sou սm usuário ⅾe líquido entãо ɑ partir ԁе agoгa еu estou usando
    ɑ net para artigos ou clientes , graçɑs a web.

  2. Há certamente muіto para sabеr sⲟbre iѕto tópico
    . Eu amo todos o pontos fez .

Leave a Comment