Itens para se pensar antes de realizar um lançamento imobiliário

Um lançamento imobiliário precisa de planejamento e organização para ser realizado com sucesso. Confira itens para realizar um evento com sucesso!

Realizar um lançamento imobiliário requer muito planejamento e a verificação de uma série de itens para que tudo saia como esperado.

Não importa o segmento ou o tipo do imóvel: um lançamento imobiliário é sempre um evento complexo que precisa de organização, previsão de capacidade de atendimento, estrutura para receber clientes e equipes de vendas.

Geralmente, mais de uma equipe é necessário para executar um lançamento. Existem demandas para a equipe da incorporadora que além de tudo, precisa cuidar do evento que muitas vezes conta com buffet, manobristas e monitores para crianças.

A equipe que organiza um lançamento pelo lado de uma imobiliária precisa cuidar de itens para vendas como documentos e instrumentos jurídicos além de organizar sua própria equipe de corretores.

Mas de qualquer forma, atuando em uma house ou em uma imobiliária, existem itens que não podem faltar em seu checklist para realizar um lançamento. Confira quais são:

Papelaria

Sim, itens de bazar mesmo! Eles devem fazer parte de um lançamento imobiliário. Caneta, papel, crachás para identificação de clientes e também de corretores, adesivos coloridos para marcar o espelho de vendas e vários outros itens que certamente serão úteis: réguas, grampos e até calculadora.

É muito comum encontrar corretores que esquecem esses itens e passam a impressão de amadorismo na frente de clientes. Itens de papelaria não podem faltar.

Documentação

Um empreendimento só pode ser lançado quando possui uma série de documentos e certidões que são sintetizadas no registro de incorporação, o famoso. R.I. Um lançamento só pode ocorrer quando está registrado e aprovado junto a prefeitura e uma cópia do documento deve estar com as empresas que venderão o projeto.

Além do R.I. outros documentos devem estar a disposição dos clientes como o memorial descritivo, a implantação do projeto e também das plantas de cada uma das unidades.

Algumas imobiliárias realizam pesquisas de atendimento nos estandes de lançamento e já disponibilizar de cópias das mesmas pode adiantar bastante o atendimento e até ajudar um corretor que precise para completar um negócio.

Plano de mídia

No dia do lançamento, o plano de mídia do empreendimento deve estar pronto e rodando. Quais os canais que serão utilizados além de possíveis serviços de divulgação como panfletagem e carro de som (sim isto ainda é comum) devem ser conferidos com antecedência.

Uma lista com os dados dos fornecedores deve estar a mão para que possam ser acionados a qualquer momento. (Eu já participei de um lançamento em uma cidade muito pequena onde foi preciso interromper o carro de som por conta de uma emergência que adiou o evento).

Além disso, por mais que panfletos, catálogos e outros itens tenham sido distribuídos para corretores, é fundamental ter material guardado caso seja necessário para novos atendimentos.

Um organizador responsável

Um lançamento imobiliário pode ser bastante disputado. E esta disputa pode beirar o caos muitas vezes:
– Corretores em busca de unidades para seus clientes;
– Clientes ansiosos por aguardar atendimento jurídico;
– Duas ou mais imobiliárias brigando pela vez de atendimento;
– Corretores em frente ao plantão ou prospectando na região do empreendimento.

Seja qual for a situação que possa surgir em um lançamento, é importante existir um ponto focal, uma pessoa que possa responder pela organização do evento e que tenha voz ativa sobre todo o projeto.

Não arrisque um lançamento sem ter um organizador responsável. A falta deste profissional pode ser a diferença entre um sucesso de vendas e um lançamento mal sucedido.

Checklists

Já organizei alguns lançamentos e de modo geral, independente de quantas pessoas eu conte para esta tarefa, eu sempre preparo checklists com as ações programadas e confiro os itens de um a dois dias antes do evento.

Em eventos maiores, rádios comunicadores e organizadores de filas também devem ser levados em conta. Lançamentos que acontecem em tendas devem contar o uso de ventiladores e climatizadores para amenizar o calor.
Enfim, a organização é a grande responsável por um lançamento imobiliário bem feito. Você conhece algum item que não está presente entres estes itens? Use os comentários e conte pra gente

Até a próxima

Denis Levati

 

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