Incorporador, venda mais priorizando os seus melhores canais

Canais digitais de marketing

Conheça o ROI e saiba como essa fórmula ajuda os times de marketing e vendas a otimizar os negócios e gerar mais resultados

Os canais de marketing digital exigem investimento de dinheiro e tempo e as construtoras, como todo negócio, querem vender gastando menos e rápido. Descobrir quais plataformas são as melhores para que esse objetivo seja alcançado é uma questão de experiência. Os canais digitais mais usados são:

Google
Facebook
E-mail
Instagram

É necessário lembrar que cada um desses canais podem ser usados com o objetivo de vender, mas a interação das pessoas com eles é diferente. Por exemplo, ao acessar o blog da sua construtora é provável que um potencial cliente esteja desejando ler conteúdos sobre como pode comprar um imóvel. Se ele segue a página da sua construtora no Facebook, é possível que ele queira ter um relacionamento mais próximo com você.

Canais digitais de marketing

ROI – use para priorizar canais digitais

Um dos principais critérios que pode ser aplicado para definir qual canal digital priorizar é o Retorno Sobre Investimento (ROI). Essa métrica mostra o quanto está voltando de dinheiro para sua construtora baseado no que ela gastou. A fórmula do ROI é válida para todos os canais digitais adotados pela sua estratégia de marketing.

Como se calcula o ROI?

A fórmula é simples.

ROI = Receita – Custo / Custo

Vamos supor que o ganho da sua construtora tenha sido de R$ 1.000.000 e o investimento em um canal digital de R$ 100.000.

ROI = 1.000.000-100.000 / 100.000

ROI = 9

Isso significa que o ROI foi de 9 vezes o investimento feito no começo. Caso deseje obter em porcentagem, basta multiplicar o resultado final da conta, nesse caso o 9, por 100. O resultado seria 900% de retorno.

Como o ROI mostra qual canal priorizar?

Simples! Basta checar se o ROI de um canal foi menor do que o outro. Imagine a mesma receita de R$ 1.000.000. Suponha que R$ 600.000 veio de um investimento de R$ 100.000 no Google e R$ 400.000 foi gerado por conta de R$ 50.000 investido no Facebook.

ROI do Google

ROI = 600.000-100.000 / 100.000

ROI = 5

ROI do Facebook

ROI = 400.000-50.000 / 50.000

ROI = 7

Podemos ver que apesar de ter contribuído para uma receita maior, o ROI do Google nesse caso hipotético foi menor que o do Facebook, que apesar de ter gerado uma receita menor, teve um ROI maior. Conseguimos concluir então que se a empresa tivesse investido R$ 100.000 no Facebook, a receita teria sido de R$ 800.000. Nesse caso, a rede social seria mais interessante do que o buscador. Por quê?

Basta fazer o cálculo inverso. O valor do ROI 7 multiplicado por R$ 100.000, que seria o investimento no Facebook. O resultado daria R$ R$ 700.000, já descontados os R$ 100.000 de investimento, totalizando uma receita de R$ 800.000.

Identificando o melhor canal

Você deve estar se perguntando se pode excluir de suas estratégias os canais que não tem o melhor ROI. A resposta é: não. Se sua construtora não é experiente em marketing digital, é preciso fazer muitas melhorias e testes. Um canal pode não ter convertido tão bem por diversos motivos, o principal deles é comunicação. Será que sua mensagem é direta e atrativa?

Lembre-se: um anúncio precisa ser vendedor. Além disso, os potenciais clientes têm uma expectativa quando são redirecionados para o seu site. E como ele está? Seu site é e fácil navegação? É simples encontrar as informações que desejamos? O campo para deixar contato é visível? Tudo isso precisa ser levado em conta para considerar uma conversão de fato.

Além disso, é possível fazer testes A/B de anúncios em um mesmo canal. Seu time pode configurar diferentes campanhas que redirecionam para a mesma página do site da sua construtora. Acompanhando as taxas de conversão, é possível saber que tipo de anúncio está sendo mais efetivo.

No caso do Facebook, por exemplo, dá para criar campanhas com apenas uma imagem, carrossel de imagens ou vídeos. A própria rede social oferece um dashboard de resultados que mostra qual tipo está sendo mais efetivo. Testes A/B são ótimos para saber em qual formato de anúncio investir e até mesmo que palavras e cores usar.

Com tudo que falamos até aqui já deve ter dado para perceber que escolher o melhor canal é uma decisão que necessita de dados. No marketing digital funciona dessa forma. O importante é testar, analisar os números e criar um histórico para que cada próxima campanha seja mais assertiva.

Você já conhecia o ROI? Aplica a fórmula no dia a dia da sua construtora? Conta para a gente nos comentários!

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