Formas de descobrir o público do seu lançamento imobiliário

Pessoa entrevistando potencial cliente

Confira como você pode conhecer o cliente ideal para o seu empreendimento e por qual motivo é importante conhecer o perfil dessa pessoa

Conhecer quem são os compradores ideais para o seu empreendimento é essencial para definir suas estratégias. Esse perfil específico de cliente é o famoso público-alvo. Quanto mais informações sua construtora tiver sobre essas pessoas, mais empáticas serão as ações de marketing e vendas. Pense bem: você acha que uma família com dois filhos vai querer morar em um apartamento de 1 dormitório? Ou que uma pessoa solteira pensa primeiro em comprar um imóvel de 3 dormitórios ao invés de um menor?

No geral, as informações dos potenciais clientes que uma empresa procura saber para direcionar a oferta de seus produtos são:

Faixa etária;
Estado civil;
Faixa salarial;
Gênero;
Localização geográfica;
Quanto estão dispostos a gastar;
O que os motiva a fazer essa compra.

Outros dados podem ser necessários, como profissão, quantidade de filhos e até mesmo hobbies. Depende do interesse estratégico de quem vende.

Público-alvo

Por que conhecer seu público-alvo?

Ao saber qual é o grupo de pessoas que está mais apto a comprar uma unidade do seu novo empreendimento, é possível otimizar custos e tempo nas estratégias de marketing e vendas. Será mais fácil direcionar anúncios nos canais digitais, por exemplo. Ferramentas de marketing digital, como Google Ads e Facebook Ads, fazem esse direcionamento baseado no perfil do potencial cliente. Seu time de marketing conseguirá criar campanhas focadas nas características do público-alvo, aumentando as chances de gerar contatos qualificados.

Já o time de vendas vai se relacionar mais facilmente com o potencial cliente. O momento de criar rapport, técnica usada para se conectar com outra pessoa baseado no que você conhece dela, acontecerá de forma mais rápida. Ou seja, saber quem é o seu público-alvo faz com que o potencial cliente se sinta confortável com o atendimento da sua construtora.

Por fim, definindo bem o grupo de clientes com maior potencial de compras do empreendimento da sua construtora é possível ajustar uma série de atividades de rotina do seu time como:

Em quais momentos oferecer promoções;
Quais canais investir;
Que formato e qual conteúdo divulgar;
Que tipo de evento organizar para divulgar o empreendimento.

Formas de descobrir o público-alvo do seu lançamento

Para que tudo o que citamos no tópico anterior aconteça, sua construtora precisa de fato saber para quem vai vender. Então como descobrir o perfil de quem tem maior interesse no seu empreendimento? Realizar pesquisas é o melhor caminho para conhecer seu público-alvo. Disponibilize questionários online por meio das suas redes sociais ou envie por e-mail.

Instrua seu time a montar uma estrutura simples de ser respondida. Evite perguntas abertas. Faça questões de múltipla escolha, sim ou não ou escala de nota (como 0 a 10 ou péssimo a ótimo). Esses formatos são mais fáceis para as pessoas responderem e permitem uma melhor precisão na hora de apurar os resultados. Perguntas abertas são mais trabalhosas de avaliar e validar, além disso as pessoas podem ficar sem vontade de responder.

Outras formas de conhecer o seu público é extraindo dados do Google Analytics e do painel de gerenciamento da página da sua construtora no Facebook. Ambos mostram informações específicas, devido às características de suas plataformas, mas também em comum, como usuários de qual região geográfica mais se interessam por sua construtora.

Por fim, analise também o seu histórico de vendas. Peça ao time para olhar contratos antigos e fazer um levantamento do perfil daqueles clientes. Sua construtora conseguirá um material bem rico se conseguir cruzar as informações de todos esses formatos de pesquisa. Agora nada disso será válido se não for compartilhado entre todos da sua construtora. Toda a empresa deve estar na mesma página sobre qual é o público-alvo. Dessa forma, todos vão trabalhar focados no mesmo objetivo.

Na sua construtora tem público-alvo definido? Como fizeram para descobrir qual era o cliente em potencial? Conta para a gente nos comentários!

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