Expectativas do mercado imobiliário para o segundo semestre

Confira o resultado de pesquisa feita pelo VivaReal para descobrir o que consumidores e mercado esperam para o segundo semestre

Conhecer o nosso mercado é algo essencial, principalmente para planejar as ações do presente e futuro, assim como definir as metas e métricas. Pensando nisso, o time de inteligência de mercado do grupo VivaReal preparou uma “Pesquisa de expectativas do mercado – 2º semestre 2017”, que oferece diversas análises sobre o panorama do mercado imobiliário e informações sobre o perfil dos consumidores atuais.

Quem são esses consumidores?

Metade dos consumidores são do gênero feminino (50%) e a outra metade masculino, sendo 57% casados ou com união estável. 43% dos consumidores apresentam idades entre 25 a 39 anos, com renda familiar média de R$ 3.419 por mês (63% dos consumidores).

O processo de busca por imóvel dos consumidores

Os dados coletados do portal VivaReal mostram que 79% dos consumidores ainda não encontraram o imóvel ideal. Dentre esse número, 65% desejam comprar uma residência, sendo que 23% estão com os olhares voltados para lançamentos. Ou seja, é uma boa oportunidade dentro de um mercado tão extenso como o nosso.

Com relação a forma de pagamento destes empreendimentos, a maioria dos consumidores visam concluir a compra por meio de financiamento (77%), seguido de pagamento à vista (11%), permuta (10%) e, por fim, consórcio(2%). A pesquisa também mostra que 42% dos potenciais clientes esperam finalizar o processo de compra do imóvel em até 6 meses.

Mercado imobiliário e consumidores

Tanto os profissionais do mercado de empreendimentos quanto os consumidores acreditam que os preços estão altos. O mercado imobiliário aposta na estabilidade dos valores para o segundo semestre. Já os compradores acreditam que os preços vão diminuir. O setor espera que durante o segundo semestre as negociações sejam maiores.

Quando perguntados sobre a expectativa do mercado imobiliário em relação a 2017, os dois públicos demonstraram otimismo. Entre os consumidores, 46% disseram estar otimistas ou muito otimistas e 51% dos profissionais do mercado imobiliário compartilharam da mesma opinião.

Viu quantas oportunidades existem dentro do mercado de lançamentos? Caso queira continuar acompanhando nossas novidades, assine a nossa newsletter e fique por dentro do que acontece no mundo das incorporadoras.

Leave a Comment