Como manter um relacionamento pós-venda com o cliente

Conheça estratégias para continuar interagindo com os clientes depois da entrega das chaves e ser lembrado por eles

O contato com os clientes não termina após a entrega das chaves. A construtora precisa manter o relacionamento depois que as pessoas já estão morando no empreendimento. É importante essa interação continuar acontecendo por diversos motivos, pois os clientes criam confiança e:

– Podem desejar outro imóvel e vão procurar primeiro na sua construtora;
– Indicam parentes e amigos para comprar unidades da sua construtora;
– Ficam mais disponíveis para compartilhar depoimentos sobre sua construtora ajudando nas estratégias de marketing;
– Divulgam as ações que você realiza, fazendo sua construtora aparecer de forma orgânica para os contatos deles;

De que forma os times de Marketing e Vendas conseguem manter um relacionamento pós-venda? Listamos abaixo X ações que sua construtora pode realizar para se manter próxima dos clientes depois da mudança para o imóvel novo. Confira!

1 – Organize um evento no empreendimento

Evento na área de lazer do empreendimento

Todas as unidades foram vendidas? Todo mundo ou boa parte dos moradores já se mudou? Promova um evento no próprio empreendimento. Você e seu time sabem que as possibilidades do que realizar são muitas, afinal ninguém conhece melhor o lançamento do que a construtora.

Se tem piscina e churrasqueira, organize um churrasco. Para inaugurar o salão de festas contrate um DJ e ofereça um jantar. Tem muitas crianças? Chame uma empresa de entretenimento infantil. Além de divulgar sua marca, aproveite qualquer um desses momentos para fazer com que os novos vizinhos conheçam uns aos outros.

2 – Depois de um ano de compra do imóvel ofereça um jantar

Ofereça jantar para os clientes

O cliente se mudou há um ano? Mostre que a construtora não esqueceu dessa data e ofereça um jantar em um restaurante bem avaliado da vizinhança. Lembre-se que o imóvel é um dos bens mais caros que alguém compra. A decisão toma muito o tempo da pessoa até o recebimento das chaves toma o tempo da pessoa e mexe com a ansiedade.

Celebrar esse dia fará com que o cliente se lembre dessa grande conquista. Com certeza ele vai ficar muito feliz que a construtora se mostrou parceira nesse momento. Além do jantar, existem inúmeras possibilidades como um almoço, um presente para a casa ou ingressos para o cliente ir ao parque de diversões com a família.

3 – Ofereça experiências relacionadas ao empreendimento

Passeio de bicicleta para moradores do empreendimento

O empreendimento tem um bicicletário? Apresente os moradores a grupos de corrida de bicicletas da cidade. O morador usa bastante a piscina? Ofereça um período de natação em algum clube da cidade. Continue conhecendo bem os hábitos dos seus clientes e os ofereça experiências que seriam agradáveis e acrescentariam algo para eles. No caso dos exemplos acima, seriam atividades físicas.

4 – Pergunte o que fez diferença no empreendimento para replicar em outros

Incorporadora conversando com os clientes

Está planejando um novo empreendimento? Converse com os clientes de um lançamento recente sobre quais facilidades e serviços tornaram a rotina deles mais eficiente. Leve-os para conhecer e opinar sobre seus novos projetos. O cliente se sentirá prestigiado por ser ouvido. Além disso, as avaliações de quem mora de fato em uma das suas unidades são valiosas porque a pessoa sabe o que realmente é necessário e o que não é.

5 – Divulgue tudo nas redes sociais

Postando ações nas redes sociais

Fez todas estas ações ou promoveu outras? Sempre registre tudo – com autorização do cliente – e compartilhe nos seus canais de marketing. Esse tipo de conteúdo ajuda a humanizar sua construtora, saindo apenas da divulgação de novos empreendimentos e mostrando casos reais de quem está satisfeito com o trabalho do seu time.

Peça também para os clientes compartilharem suas publicações com eles. Vai ajudar sua construtora a atingir os amigos deles nas redes sociais. Em cada uma das ações que você realizar incentive que eles registrem e compartilhem espontaneamente. Peça para que façam no canal que for o mais estratégico para sua construtora.

Objetivo das ações de relacionamento

Tenha em mente que estas ações que podem ser realizadas pelos times de Marketing e Vendas impactam na divulgação da marca da sua construtora. Elas precisam ser realizadas com um objetivo. Lembre sempre de:

  • Envolver o nome da sua construtora;
  • Promover algo que seja diferente e interessante para o cliente;
  • Não forçar para que ele compartilhe a experiência. Ele fará de forma orgânica.

O cliente com certeza vai voltar para você quando for comprar novamente.

Sua construtora já realiza essas ações? Conta para a gente suas experiências nos comentários!

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