B.I.: dados e análises a favor do mercado imobiliário

Pessoa apontando o dedo para gráficos

Ferramentas de Business Inteligence auxiliam no dia a dia das incorporadoras

B.I. ou Business Intelligence significa em sua tradução literal inteligência de negócio. O termo é muito utilizado no setor imobiliário, especialmente com a grande quantidade de empresas, plataformas e ferramentas criadas para monitorar e cruzar os dados sobre imóveis no país.

O objetivo de cruzar os mais diversos tipos de dados disponíveis sobre o mercado imobiliário é trazer informações importantes sobre o setor e auxiliar as incorporadoras e construtoras a tomarem decisões mais assertivas, bem estruturadas e de forma rápida.

Por que utilizar B.I. em sua incorporadora?

O mercado imobiliário, principalmente a frente de lançamentos, é um setor de risco. Qualquer decisão deve ser ponderada para evitar surpresa nos resultados dos projetos. Nesse sentido, é imprescindível buscar todas as informações possíveis para tomar as melhores decisões.

Com uma ferramenta de B.I. é possível não só reunir diversos tipos de dados, mas também monitorá-los, segmentá-los e desenvolver diversos comparativos e análises para tomada de decisão sobre diversos assuntos, tais como:

  • Compra de terrenos;
  • Liquidação de estoques;
  • Velocidade de vendas;
  • VGV médio da região;
  • Bairros e cidades favoráveis, entre outros.

Com todo o arsenal de informações relevantes, as plataformas, como o houseBI, suprem a necessidade do mercado de imóveis, seja para a tomar decisões importantes, acompanhar métricas e dados do setor, ou até mesmo gerar argumentos de venda para os corretores de imóveis.

Curiosidade: Mais de 40% das empresas incluídas na lista Fortune 500 utilizam alguma ferramenta de B.I., a lista é uma avaliação anual que leva em consideração as 500 maiores empresas em faturamento dos E.U.A. que, juntas, representam um faturamento de US$12 trilhões.

Principais benefícios de usar uma plataforma de B.I.

Os dados e a inteligência aplicados nas ferramentos de B.I. permitem que a alta gestão e os analistas de inteligência de mercado das incorporadoras e construtoras possam ter em mãos uma seleção grandiosa de informações e possibilidades de análise, tomando decisões mais assertivas

Além disso, os principais benefícios de utilizar o houseBI são:

  • Diversos dados de mercado atualizados e reunidos em um só lugar;
  • Análises e gráficos personalizados;
  • Transparencia nos resultados de toda operação;
  • Benchmark de mercado para indicadores de marketing e comerciais;
  • Possibilidade de programar envios recorrentes por e-mail.
  • Avaliação da performance dos colaboradores e equipes;

Diversas outras visões e relatórios podem ser criados na plataforma da suahouse, ajudando nas principais decisões estratégicas da sua companhia. Conheça um pouco mais sobre o houseBI clicando aqui.

Agora que você já conhece um pouco sobre B.I. e sua importância no mercado imobiliário, que tal investir na inteligência de negócio e melhorar seus resultados?

Renato Rodrigues

Diretor de Customer Success

Leave a Comment