3 dicas para a organizar o rodízio do plantão de vendas

4 dicas para a organizar o rodízio do plantão de vendas

É normal que os profissionais do setor imobiliário criem uma grande concorrência entre eles, isso porque trabalham em cima da comissão de cada venda realizada. Afinal, todos estão em busca dos clientes “mais quentes”. Por isso, criar métodos que facilitam na divisão destes profissionais para organizá-los durante o plantão de vendas de lançamentos se torna um diferencial.

Assim como nas imobiliárias, é possível fazer o rodízio de corretores nos plantões de vendas e quase todas as estratégias giram em torno desta dica. Ao chegar em um stand pela primeira vez, os clientes geralmente não apresentam preferência por um corretor específico.

Sendo assim, é possível criar uma lista com o nome dos corretores que foram escalados para trabalhar naquele dia e naquele empreendimento. Conforme um cliente é atendido por determinado profissional, o mesmo vai para o “final da fila” e deve aguardar até que todos os outros corretores possam atender um cliente. Isso pode ser um acordo feito “boca a boca” pelos próprios profissionais.

 

01 – Lista de assinatura

Este método é bastante eficaz, porém totalmente manual. Funciona da seguinte maneira: o responsável por receber os atendimentos utiliza uma lista ou livro de assinaturas e, assim, cada corretor que chega no stand assina e marca o horário de chegada, com isso, a fila começa a ser construída e é possível aplicar o rodízio de vendas.

 

02 – Planilha de controle

Fora a tecnologia envolvida neste procedimento, a planilha de controle funciona da mesma maneira que a lista de assinaturas, porém, de uma forma mais moderna. Sendo assim, ao invés de o corretor assinar, o responsável pelo rodízio faz o registro direto na planilha.

 

03 – Sistemas

Hoje um dos métodos mais fáceis para controlar e organizar o plantão de vendas é por meio de um bom CRM. Com uma ferramenta desse tipo é possível gerenciar os atendimentos, empreendimentos e além dos corretores. Algumas ferramentas permitem a criação de diferentes regras para cada equipe no plantão, facilitando no momento do rodízio.

Como funciona através do CRM? Ao logar no sistema, automaticamente o consultor fica disponível e a ordem da fila pode ser definida por “chegada”. Após iniciar um atendimento, a pessoa responsável por dividir os atendimentos consegue identificar o próximo da fila e direcionar o cliente seguinte.

 

Vale lembrar algumas regras que podem ser seguidas pelos corretores de plantão em seu empreendimento:

Horários de atendimento – os horários de atendimento dos stands devem ser cumpridos corretamente. Ou seja, de nada adianta o flyer do empreendimento apresentar que existem corretores atendendo das 08:00 às 18:00 e não ter ninguém para atender um cliente que entrar em contato entre este período.

 

Todo atendimento deve ser documentado – é preciso ter uma rotina de documentação de todos os atendimentos realizados no stand. Seja em fichas, planilhas, agendas ou sistema, é preciso extrair o máximo de informações sobre o cliente.

Com um bom alinhamento de estratégia fica simples tornar o trabalho de todos os envolvidos com a venda mais fácil.

 

Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado de alguma forma. Caso tenha qualquer tipo de dúvida, deixe um comentário para nós.

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